sexta-feira, outubro 31, 2008

Homenagem ao Halloween

A noite cai fria e venta muito. Jamais pensei que nessa cidade que nunca dorme chegaríamos a ponto de perder o sono por conta do barulho do vento. É possível escutar todos os passos do velho guarda que é encarregado pela segurança da rua. Já não tardaria a entrar em sua guarita em busca de abrigo contra a forte ventania que vem do oeste. Em meu quarto, a pilha de roupas em cima do baú de revistas já não existe mais. A falta de sono me fez ocupar o tempo de qualquer maneira que viesse a mente. Guardar roupas, compor músicas, ler livros, qualquer coisa que não me faça maquinar todos aqueles pensamentos que pressionam a vida deste que vos escreve. Quem tem problemas para dormir sabe que o vazio é o maior inimigo do ser humano. O silêncio é o presságio do pânico. Não foi diferente do que aconteceu na madrugada.
O livro se mostrava mais interessante do que parecia ser. Como um livro de assuntos gráficos consegue ser mais atrativo que dormir em uma noite dessas? É difícil pensar nisso, mas, de qualquer forma, acontece. O silêncio se quebrou quando um barulho me fez tomar um susto. O barulho vinha de dentro da casa....

... Ah, cansei. Era um gato no telhado. Deveria ser um gato preto e me deu um tremendo de um azar para eu não conseguir em qualquer absurdo que faça sentido nessa história. Alguém aqui, que não tenha aulas em escola de inglês, já comemorou o Halloween? Eu já. Embora seja uma tradição americana, quando eu era pequeno eu saia pedindo doces pelas casas do bairro. Ninguém entendia, ninguém dava. E o dia do saci, vocês comemoram? Pois é, hoje é dia do saci, aquele negrinho malandro que sai por aí fazendo traquinagens enquanto fuma seu cachimbo. Eu nunca comemorei.
Essas lendas são legais. Esses folclores e tradições são fascinantes. A lenda do boto é a mais engraçada. Sabem qual é, não é? Aquela que de dia o cara era um boto e de noite pegava todas as mulheres da cidade. A parte engraçada é a que o pessoal levava muito a sério essas histórias e chegava até a ser desculpa para a gravidez indesejada. Já pensaram o quanto o boto seria usado em história como essa hoje em dia?!
Eu nem sou tão velho assim a ponto de dizer que as tradições fazem falta, mas posso dizer que o povo que não conhece o seu próprio folclore ou suas tradições causa muita tristeza. Eu não acho que as pessoas devem seguir a risca tudo o que está escrito nos livros, só que as pessoas devem lembrar que cresceram com essas histórias.
Cultura e sextas-feiras 13 não deveriam fazer falta.
SIC!


4 comentários:

Victor disse...

é isso aí... legal a 2º parte, viu como é sempre melhor apenas falar oq nós queremos ouvir ao inves de ficar filosofando... SIC pra isso!

Anônimo disse...

ta cada vez melhor!!!!
(momento sinceridade) sempre quis comemorar o halloween hahahaha, beijos amigo!!

Anônimo disse...

Deixa eu te falar uma coisa, não existe nada disso. É tudo mentira de alguém que não sabia oq fazer e resolveu inventar esse terror. Também é mentira esse negócio de zumbi, fred, e alguém mascarado... peraí... que que é aquilo vindo da janela... não ... nãããão!

Anônimo disse...

1º Só vou comentar pq esse post é deveras comentável, mas especificamnte os 2 1ºs parágrafos..enfim

2º O comentário acima foi tão idiota q eu acabei dando risada x'P