segunda-feira, outubro 20, 2008

De volta para o futuro? Ou não, né!

Eu comecei a escrever 00:10. Porém, o horário de verão já está valendo. Tem coisa mais interessante do que alguém que inventa alguma coisa justamente para brincar com o tempo? Antes de deixarem minha idéias configurarem esse texto, um pouco de informação.
O horário de verão foi instaurado por decreto em 1931 pelo, então presidente, Getúlio Vargas. Mas, antes que alguém ache que isso foi inovador, ele quis foi "remontar" a Inglaterra de 1907, quando o William Willett deu início a uma campanha para que os ingleses gastassem menos energia, aqueles tecnocratas. De resto, todo mundo sabe que o relógio é adiantado uma hora e que as regiões norte e nordeste não participam do jogo. E eu pensei exatamente nisso e otras cocitas mas.
Já pensaram o quanto é interessante essa coisa estilo máquina do tempo? Chega meia noite e já é uma hora! O Iron Maiden mal pode cantar Two Minutes to Midnight, partindo do princípio que quando chegar a meia noite, eles não terão o que comemorar. É triste. Ou então, só o fato de pensar que as coisas que você fez até aquele momento, não valeram de nada, porque você não soube o que fez durante uma hora inteira. E sabem qual o pior? São minutos contados. É exatamente da 00:00 para 1:00. É assombroso.
E vocês devem achar que não fica pior, não é? Sempre fica. Se tem coisa que sempre acontece e não se cansa de acontecer, essa coisa é o pior. Estará sempre presente. Seja com você, seja com o Christhian.¹
Enfim, sorte do Acre que não existe mais horário de verão lá. Eles sobrevivem com duas horas de fuso horário. Seriam três com essa invenção. Tudo bem, eu errei a conta², mas levem em cosideração que sempre vale um exagero. De qualquer forma, se existissem duas pessoas de você, a que mora em São Paulo
estaria entretido com o meio do filme
do cine privê e a do Acre estaria, anciosamente, esperando pelo sucesso da madrugada. E não pensem que isso é bom. Isso é triste. Ponto para o Acre. E se houvessem três pessoas, uma no Acre, outra em São Paulo e outra em Cubatão, a última sempre estaria em desvantagem. O motivo é auto explicativo.
No ano novo é um caso diferente, mas cabe no assunto. Do outro lado do mundo a festa é comemorada um dia, ou quase, antes da gente aqui. É como se alguém comemorasse e depois te ligasse falando: "Ae, troxa, eu sei o que vai acontecer com vocês. Vai todo mundo morrer! HAHAHAHAHA!". Seria pior do que acordar de manhã, achar que tudo está bem, com a sua seleção ganhando e que a menina que você ama, te ama tanto quanto, e no fim das contas, é só o domingo.
De fato, ninguém estará pronto para debates temporais. As coisas vão continuar acontecendo quer você queira ou não. O tempo não pára, já dizia Cazuza, muito embora tentem apressá-lo ou mudá-lo. O presente se extinguirá como o passado e o futuro já existirá nesse momento?³ O ponto é que ninguém pode, não importa o que aconteça, aconteceu ou acontecerá, vencer o relógio. A não ser que acabe a bateria. SIC!

¹ - Piada com o cara que trabalha no Pânico, Christhian Pior.
² - O Acre tem duas horas de fuso. Se houvesse horário de verão, seriam três, pois se acrescenta uma hora. Só que deveríamos contar que também estaríamos no horário de verão, então continuariam duas horas.
³ - As perguntas foram retiradas do livro Operação Cavalo de Tróia vol.1. Recomendo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pô, mais a galera que trabalha de madrugada, trabalha uma hora a menos todo ano!
Ah não, depois desconta essa hora quando o horário voltar ao normal... =/

Anônimo disse...

Minha mãe diz que, apesar de não notarmos, o tempo tem-se tornado menor, temos cada vez menos ele, mas com relação a isso é mais facil vc mesmo perguntar p ela, pq quando sai da boca dela fica bem pior do que o "as formiguinhas fazem sexo?" e toda a explicação q se segue.
Com relação ao meu amor, sabe que é só aos domingos, sabe-se lá deus pq, mas me sinto bem te amando dominicalmente.
Beijo branco
=**