quarta-feira, março 18, 2009

Perna de pau e olho de vidro?

Uma das tarefas que eu tenho enquanto empresário do lar é cuidar do quintal. Tenho dois seguranças e tenho que mantê-los sempre num local onde eles se sintam felizes para poder exercer bem suas funções. Geralmente eu faço isso com trilhas sonoras. Hoje, por exemplo, foi a vez de escutar Dio, que foi o último CD que ganhei. CD original, com capa, encarte, desenho no disco e tudo o que dá o status de original a ele. E quase sempre as trilhas sonoras matinais provêm de CDs originais, que eu faço questão de tê-los e depositar certo carinho por eles. Mas nem sempre são CDs da minha coleção real, pois às vezes eu utilizo alguns da minha coleção virtual. Ou seja, aqueles que eu pego da internet e, ou gravo em CD de áudio normal ou gravo vários, como discografias, em mídias para poder ter mais opções. Eu me sinto tão animado, dentro das possibilidades e do contexto, em limpar o quintal tanto com o original quanto com o gravado.
O trabalho de empresário do lar não me dá retorno financeiro, sendo assim classificado como voluntário. Por isso, o meu gráfico de aquisições de CDs originais caiu muito em relação a três ou quatro anos atrás. E, por sua vez, o gráfico de downloads subiu consideravelmente. Posso dizer que o primeiro gráfico caiu 90% e o segundo subiu 98%. É muita diferença! E, para falar a verdade, não tenho peso nenhum na consciência por causa disso.
A verdade é que os CDs que eu baixei da internet serviram de laboratório para as minhas aquisições de originais. E acho que esse deveria ser o real uso do download no caso de CDs. No caso de CDs, porque no caso dos filmes, eu não vejo necessidade de alguém comprar o título em DVD. Para isso existem as locadoras. Mas essa é minha opinião. Eu sei que existem colecionadores de filmes e bom para eles que comprem os filmes mesmo. Enfim, cada um coleciona o que realmente gosta. No meu caso, eu prefiro música a cinema. Há quem prefira o contrário, assim como há quem prefira vôlei a futebol, patins a skate e por aí vai.
Eu resolvi escrever sobre esse assunto e vocês, bem informados que são, devem saber o motivo. Se não estão a par dos assuntos, vou lhes dizer a razão. Não deve fazer uma semana que a comunidade do orkut "Discografias", a maior comunidade de downloads de toda a rede do site de relacionamento, foi extinta por uma ordem da APCM (Associação Antipirataria de Cinema e Música). Não só essa comunidade, mas o site Legendas.TV também foi tirado do ar. Enfim, a justificativa deles é muito simples: pirataria e, claro, prejuízo aos autores das músicas ou filmes.
Eu quero deixar muito bem claro que sou contra qualquer tipo de pirataria. Sou contra o download de filmes recentes, mas não condeno quem baixe filmes antigos ou blockbusters(os filmes da sessão da tarde que não vão para a maioria das locadoras ou não saem no cinema). Até porque não são todas as locadoras que têm esses filmes. Porém, sempre para uso pessoal. Assim como sou contra quem baixa CDs e fica vendendo por aí. Porque o preço que o cara paga pra ter internet rápida o suficiente para ter esses filmes ou músicas é bem maior do que o gasto que a pessoa teria para ir ao cinema ou numa loja de CDs. Porque assim como qualquer outro produto, o preço varia de acordo com o lugar. E salvo os CDs importados ou de artistas que não lançam CDS aqui no país, como é o caso do John Butler Trio, que eu tenho toda a discografia aqui no PC, ou a grande maioria dos CDs do Dave Matthews Band, que relançaram os CDs aqui no Brasil só após o recente show que eles fizeram aqui. Então, esses são casos especiais, mas mesmo assim são de uso pessoal.
Obviamente não é todo mundo que utiliza do download como laboratório e sim como forma de sustento, e esse já é outro problema. E um problema sério. Sério mesmo, dá muito prejuízo para os artistas. Mas vou lhes dizer a verdade. Artista lucra mesmo é com shows. Os CDs são fontes de renda importantes? São com certeza. Mas o lucro mesmo é do show. Grande parte disso tudo é chororô de gravadora que extrai o sangue do artista em seu benefício, mas não soube se renovar. E age nessa era da informatização com os velhos métodos de vendas. Não preciso citar para vocês casos de empresas que não souberam se renovar e faliram rapidamente. Não é a música que está indo para o chão, e sim as gravadoras. Por isso, o tiozinho que tem a barraquinha na rua e fica com um som alto é um baita propagandista. Porque é graças a ele que o povão tem acesso ao artista. Só que o CD que ele põe no rádio dele não é original. Aí é uma questão de ética e moral.
Eu não quero tornar o texto mais cansativo do que já é e por isso vou encerrar nesse parágrafo. Por mais que possa parecer, esse texto não é em defesa da “discografias” ou da APCM. Eu quero dizer que download é legal, mas ter o original, com encarte cheio de letras e arte, desenho no disco é muito legal também! O preço é alto? Muito! Mas é alto pela falta de procura do público. Além do mais, tem mais de uma pessoa interessada em lucrar com isso tudo. E eu acho que vale a pena pagar pelo serviço que o artista presta ou pelo o que ele vale. Eu enquanto músico, entendo que o negócio de pirataria é sério e prejudica. Enquanto consumidor, já acho que vale fazer as empresas fonográficas repensarem antes de saírem por aí tirando comunidades ou sites do ar. Enquanto isso, eu vou cronometrando meu tempo de limpeza do quintal. Às vezes com um CD de metal, que costuma ter mais tempo, às vezes com um de pop, que tem no geral de 40 a 50 minutos ou às vezes Ramones. Se bem que não.. com Ramones o ritmo é muito punk.(SIC!)

8 comentários:

Anônimo disse...

adoro suas trilhas sonoras XD

Muito bom gosto.. ^^

Anônimo disse...

.. se bem que esse seu texto tá meio comunista. HUauaha
mas pior que é verdade!

Anônimo disse...

Contando com a taxa de juros, a crise.. acho que o saldo é bem, positivo.

Enfim, prefiro dvds a cds, daqueles q vc compra 5 por 10 na barraca, e sempre vem um daqueles desenhos nada a ver no meio.
Também faz tempo q eu não sinto uma música verdadeiramente.
Mas que coisa não ?

Unknown disse...

É isso ai Heitor... Belo texto e continue com esses laboratórios musicais e com suas belas indicações de bandas e CDs pra gente... Com ou sem a Discografias!
E comprar CD, sentir aquele cheiro de tinta e papel do encarte é bom pra cacete. Apesar de pagar R$ 40,00 no CD Continuum do Mayer e agora ver que ele está R$ 10,00 no Submarino...
Maravilha...

Abraço.

Anônimo disse...

Teve um cara que vendeu um carro pra comprar uma barbie, oq é pagar 40 reais num cd se realmente gosta ?!
eu acho que as gravadoras tem que arrumar um jeito de evoluir, afinal, acabou a era do cd ja faz algum tempo ...

Anônimo disse...

dvds soh os classicos, pulp fiction, trainspotting, coração valente, poderoso chefao, a vida é bela, perfume de mulher, clube da luta, silencio dos inocentes entre outros XD
agora cd é realmente algo q vale a pena colecionar pqp como eu gosto do cheiro de novo o encarte rasgar o plastico é legal bagarai, sem contar a sensação de estar adquirindo algo que vc se esforçou pra conseguir, trabalhando feito filha da puta xD
enfim, sou contra a pirataria, mas os caras q desativaram a comunidade, esqueceram de ver q ela tambem servia como meio de divulgação, a pirataria nao vai acabar pq eles tiram as coisas do ar, já que mtas vezes a rede de pirataria começa dentro das proprias gravadoras e produtoras, sempre tem o malandrao lah dentro q leva akilo pra fora e nao tem jeito...
enfim
tah tarde e vou dormir
e o texto ficou legal...

fui

Anônimo disse...

Seu pirateiro sem vergonha !!!

Só falta gravar musica dos outros pra ganhar dinheiro tambem ...

Airton disse...

eaee o meu eh http://publicandobr.blogspot.com